Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Como estrelas na Terra

Não tens mesmo desculpa pois se até a escuridão da noite se serve das estrelas; Nunca está tudo perdido, nunca nada é tão negro: a luz de uma estrela será sempre uma luz de esperança!

Não tens mesmo desculpa pois se até a escuridão da noite se serve das estrelas; Nunca está tudo perdido, nunca nada é tão negro: a luz de uma estrela será sempre uma luz de esperança!

Como estrelas na Terra

22
Mar18

Dia Internacional da SÍndrome de Down 21-3


Maria Oliveira

     Sabe porque razão foi instituido a 21/03? Porque esta síndrome é caracterizada pela quantidade maior de material  cromossômico – três cromossomas 21  –  21/3  – daí a razão da data ;  Há 30 anos, crianças com Síndrome de Down, autistas, paralisia cerebral etc., eram enclausuradas em casa ou institucionalizadas. Sabemos que as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas  promoveram maior qualidade de vida para essas crianças.   Elas não frequentavam escolas, pois não havia leis que garantissem a matrícula de crianças com deficiência. Felizmente que ao longo dos anos temos assistido a imensas melhorias  na inclusão, no apoio às famílias, na aceitação   e compreensão e uma crescente sensibilização para a DIFERENÇA! 

    E os  pais de filhos com Síndrome de Down foram os precursores nessa luta;   Hoje elas estão nas ruas, nos parques públicos, nas escolas. Hoje estudam, trabalham, são membros ativos na sociedade,..... : A  Síndrome de Down,  não é mais vista como uma questão de saúde, mas sim como uma condição da existência!

          Apesar dos avanços e conquistas sociais, há uma longa caminhada a percorrer . O sistema  educacional ainda é o grande desafio.   Entretanto, o que se vê é ainda muito despreparo das instituições e seus profissionais. Há muita dificuldade no reconhecimento e acolhimento da singularidade da criança. É preciso buscar amadurecimento em relação à convivência com as diferenças e à valorização do aprendizado por meio da diversidade.  Cada ser que chega ao mundo é único e capaz de desenvolver seus talentos. Não devemos aceitar rótulos que coloquem o ser humano em caixinhas, e diagnósticos que abafem seu potencial, aprisionem sua essência.

 

sin down.jpg

 Fonte : Aleteia