Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Como estrelas na Terra

Como estrelas na Terra

13
Fev18

Porque não vou à missa ?


Maria Oliveira

 

  1. Porque não sou obrigado (a) ! Certo ; Já viste quantos cristãos por esse mundo fora são mortos precisamente porque são cristãos e não tem a liberdade de viver a sua fé; nós que temos toda a liberdade… não a vivemos; Claro que Deus não nos obriga a nada, tão pouco precisa de nós; Ele Deu nos a Liberdade e eu, o que é que Eu Lhe dou?
  1. Porque não tenho tempo ! Quando chego ao fim de semana, estou cansado(a) quero ter tempo para mim, fazer exercício, dormir, passear, ir ao shopping , estar com a família, e muitas vezes trabalhar ainda mais  … ; Certo , tudo isso é válido ; Deus Deu-nos nos uma Vida inteira para tudo isso, e eu não tenho uma hora na semana para lhe dizer um Obrigado; Ele Deus nos o Tempo;  e o que é que Eu Lhe Dou ?
  1. Porque para falar com Deus não preciso ir à Missa! Certo; É verdade: mas porque os outros fazem questão de ir? Quando rezas sozinho, com quem testemunhas a tua fé?  Podes dizer que amas a Deus, o Pai, mas que amor é esse , se nem sequer frequentas a sua casa  ou se o fazes só em festas ? Como podes crescer na fé, aprender a perdoar e viver em amor, sozinho?Por isso rezas o Pai NOSSO, e não Pai Meu. E se rezo ao mesmo  Pai, que exemplo lhe dou como filho?
  1. Porque não ganho nada com isso!  Bem, pensamos isso precisamente  porque a maioria de nós espera primeiro receber para depois dar; e sabemos tao bem pedir coisas a Deus…  Mas quando vais à missa , primeiro, vais para dar (a tua gratidão e humildade, o teu testemunho ) e só depois receber  (a bênção, a força espiritual , mais fé, a graça, a ajuda divina) ; Muda a perceção e valor que dás à Missa para perceberes que só tens a ganhar: a Missa é a primeira maneira de defender, fortalecer e manifestar a nossa fé. E que “limpa" o nosso espírito materialista sufocante em que vivemos; 
  1. Porque não entendo o que o padre diz / o padre é chato ; Ok , Mas não entendemos e nos entediamos porque não sabemos bem porque estamos na missa; e muitos ainda vão por rotina/obrigação! Como é que tantas pessoas vão à missa com entusiasmo, alguns até mesmo todos os dias... É que há algo que não vemos! Só verás no teu coração e para isso começa a viver a missa, a estar atento, a responder, a rezar, cantar;  Se vais por obrigação, hábito então não poderás entender ; Saber e entender o que é a missa, é muito diferente;
  1. Porque vejo muitas pessoas que vão e depois  só fazem mal aos outros; Certo; estamos tão longe de ser perfeitos contudo não deverias ir à missa tendo em conta o que tu julgas que são os  outros, mas por ti, por Jesus; Não julgues pois serás julgado; E age por ti, não pelos outros; E a Igreja não é o lugar dos perfeitos, mas daqueles que, apesar de seus pecados, buscam a perfeição, pedem perdão pelos seus pecados e força para evitá-los;

………Muitos de nós, realmente não podemos ir à missa ,sempre  e como gostariamos ! Por motivos de doença, trabalho e muitas vezes uma pesada gestão familiar que nos limita e nos impede ...  Mas que sempre que nos seja possivel ir, façamos realmente da Eucaristia um banquete para a alma, de esperança, coragem e fé para dias melhores na nossa vida, sempre com Deus lá na Frente!

Termino com um excerto de uma entrevista que o frade inglês Fr. Tomoth Radcliffe, antigo superior geral dos Dominicanos, que publicou  um livro intitulado “Why go to church?” (Porquê ir à igreja?), deu ao site Pelerin   "Para mim, ir à missa é uma obrigação no sentido em que fazer parte da comunidade de Jesus faz parte da minha identidade. Você é obrigada a festejar o aniversário da sua mãe? Não, mas foi a sua mãe que lhe deu a vida: festejar o seu aniversário é como uma obrigação natural... Quando se toma consciência do sentido da Eucaristia, surge naturalmente o desejo de participar."

 

1 comentário

Comentar post